Atividade 4.3 Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.
Silvio em sua conclusão relata que embora haja uma grande variedade de mídias inseridas nas escolas pesquisadas, “não parece estar havendo uma formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule o uso crítico e criativo de tais recursos”, para o autor falta aos gestores a percepção de que as professoras nasceram em uma época em que não havia essa disponibilidade de mídias que existem hoje. Que é percebido sim que os alunos são consumidores de vários tipos de mídias, mas que a maioria das professoras encontra resistências e não sabem muito bem como ser mediadoras desses recursos. Por isso, cursos como as Tics são de grande importância para viabilizar meios de se conseguir fazer o uso adequado dessas mídias na Educação e que é necessário também refletir sobre quais as mídias devemos utilizar para atender as necessidades dos educandos. Mas concordo com o autor quando ele diz que faltam cursos direcionados a parte técnica das tecnologias, sinto falta de aprender como as máquinas funcionam como criar os vídeos, isso daria mais segurança ao professor ao ter acesso a essas mídias e não limitaria o processo de ensino.
Portanto, faz-se necessário destacar sobre a importância das tecnologias, como ferramentas de criação, uma vez que irá permitir aos alunos e professores, o desenvolvimento de seus trabalhos, como por exemplo, apresentações de slide, rádio escola, pesquisas em Internet, tendo em vista que a utilização de tais ferramentas auxiliará na divulgação e comunicação, além de haver uma maior interação entre as escolas, constituindo-se num verdadeiro intercâmbio.
As tecnologias são ferramentas, que o professor tem nas mãos para ampliar seus recursos, possibilitando assim, que o mesmo consiga juntamente com seus alunos uma aprendizagem de qualidade para todos. Portanto cabe ao professor uma mudança de postura diante dessas mídias educativas em função deste se tornar ainda mais importante, no momento em que passa a agir como orientador ou facilitador do processo aprendizagem.
Kátia Sirlene Braga Coan